TRILHAS DA SERRA BIKE PARK

Conheça o projeto ousado dos pilotos Thiago Boaretto e Igor Spalenza que já está criando o bike park mais completo do Brasil.


Reportagem: Marcos Freitas
Fotos: Carlos Ribeiro/All Mountain TV e Marcos Freitas

(clique nas fotos para ampliar)

"No dig, no ride", numa tradução livre, para curtir boas trilhas, ou você pega pesado na enxada, pá e até trator, ou melhor esquecer dessa ideia. E desde que se mudou para Minas Gerais, o piloto profissional de enduro e também trail builder (construtor de trilhas), Thiago Boaretto (Specialized Racing Team/Starminas Bike Team), está empenhado na missão de criar os melhores traçados no mar de montanhas que cerca a capital Belo Horizonte.


A mais nova investida de Boaretto encontrou um forte aliado, o Trilhas da Serra Bike Park, em Santa Luzia, município que fica à 20Km de BH. No local já existia uma pista de Air Downhill, que é uma descida rápida com muitas rampas e gaps, além de uma trilha para downhill dentro da mata, as duas planejadas e construídas por Igor Spalenza, coordenador do bike park.

Pista de Air Downhill


Igor também já havia iniciado a construção de uma piscina de espuma, para treino de saltos, que em breve será concluída. Mas o piloto sempre pensou em ir além e também atrair praticantes de Enduro e Cross Country.


Igor Spalenza voando na pista de Air Downhill.

"Essa nova fase do Trilhas da Serra para mim é como um sonho sendo realizado. Desde 2014, trabalhei duro para criar um bom lugar onde se pudesse pedalar com tranquilidade e conforto. Agora com a vinda do Thiago para a equipe, vamos fazer o bike park decolar como sempre desejamos", nos conta Spalenza.


Projeto de pump track e piscina de espuma



O projeto todo inclui além do downhill e da piscina de espuma, uma pista para four cross, circuito de pump track, dirt jump, trilhas para cross country e especiais para enduro.


Enduro Especial do Bosque


"O Trilhas da Serra tem a infraestrutura e segurança ideais para a implantação do conceito "Bike Park". No local existe bar, restaurante, vestiários e pousada. A adaptação das trilhas locais para cilcistas e a criação de novas atrações é uma questão de tempo. Não tenho dúvidas do potencial deste espaço. Teremos um dos mais completos centros de treinamento de bike do Brasil", explica Boaretto.


Cenário épico, de natureza exuberante e muita tranquilidade.

Desenho das trilhas pelo bike park.

Uma pista de motocross também já funciona no local. No entanto, Rodrigo Camargos, responsável por todo o empreendimento acredita na força do mountain bike para movimentar ainda mais o negócio.

Área de lazer e estrutura com bar, restaurante, vestiário e pousada.

"A expectativa é a melhor possível. O mountain bike está em alta e é uma atividade que reúne pessoas preocupadas com saúde, natureza, bem estar e diversão, exatamente o que vamos proporcionar à quem vier aqui para curtir nosso espaço", fala animado Rodrigo Camargos.

Enduro Meeting Trilhas da Serra Bike Park

Otávio Viana após encarar um rock garden em uma das especias do park.

Nesse sábado, 2 de abril, rolou o Enduro Meeting Trilhas da Serra Bike Park. Um encontro para pré-inauguração do park que reuniu cerca de 40 bikers.



Profissionais como Robert Marent, Bárbara Jechow, Leonardo Mattioli, além de parte da Starminas Bike Team, também marcaram presença.


Igor Spalenza experimentando as descidas técnicas do enduro mountain bike.

Foram escolhidas as três trilhas mais técnicas, recentemente trabalhadas por Boaretto, para um reconhecimento na parte da manhã. Após o almoço, os riders fizeram descidas com marcação de cronometragem (não oficial) pelo aplicativo Strava. 


O rider Riquel Gueiko na saída de um off camber em uma das especiais dentro da mata.

"O lugar já tinha um potencial natural para abrigar várias modalidades do MTB, agora com a intervenção de atletas experientes na concepção das trilhas, ficou ainda melhor", disse Riquel Gueiko, rider que já frequentava o Trilhas da Serra e que compareceu ao encontro desse fim de semana.


Campeã em provas de DH e enduro, Bárbara Jechow gostou das novas trilhas do bike park.

"As especiais são bem técnicas e divertidas e os deslocamentos bem rápidos. O Trilhas da Serra tem uma estrutura excelente. É um lugar que você pode treinar ou correr e também levar a família", contou a piloto Bárbara Jechow.


A técnica forte de Leonardo Mattioli ignorando o drop na especial dentro da mata.

"Acredito que quanto mais locais para a prática do MTB existirem, mais novos talentos irão aparecer e ajudar na evolução do nosso esporte", analisa o piloto Leonardo Mattioli.


Com sorriso no rosto, Carolina Menicucci completou as três difíceis especiais do dia. 

"O objetivo é fazer do Trilhas da Serra um bike park diferenciado, com um centro de treinamento completo de mountain bike, além de sediar competições, eventos, cursos e aulas de MTB", resumiu Thiago Boaretto.


Porque ninguém é de ferro: Thiago Boaretto colhendo os frutos do trabalho realizado nas trilhas.

Endereço e contatos Trilhas da Serra Bike Park

Rodovia MG-020, Km 38, Pinhões - Santa Luzia/MG
Fone: (31) 3641-5358

E-mail: rodrigo@trilhasdaserra.com.br
Facebook: facebook.com/trilhasdaserrabikepark

Igor Spalenza
E-mail: igor.spalenza94@gmail.com
Celular/Whatsapp: (31) 97509-2916

Thiago Boaretto
E-mail: thiago.boaretto@gmail.com
Celular/Whatsapp: (31) 99528-0744



Compartilhe no Google+

Sobre All Mountain Bike

As principais notícias sobre mountain bike, reunidas em uma única página. Vídeos, lançamentos, dicas, competições e muito mais!
    Comente na Página
    Comente no Facebook