COMO MONTAR RELAÇÃO 1x10

A página All Mountain Bike foi a primeira a divulgar para os bikers brasileiros, o que é considerado pelos principais sites de MTB do mundo, o maior lançamento do ano de 2013: o pinhão de 42 dentes da OneUp Components.

A revista mais importante da Europa sobre Enduro, a Enduro MTB Magazine, publicou um passo a passo de como converter a relação da bike para usar o pinhão de 42 dentes e, consequentemente, eliminar o uso de 3 ou 2 coroas, usando apenas uma coroa e retirando por completo, todo o sistema do câmbio dianteiro.

Muitos bikers, tanto no all mountain, quanto no XC, estão optando pela relação com apenas uma coroa, a 1x10. A bike fica mais leve, a troca de marchas mais simples, o conjunto bike mais limpo e mais fácil para retirar a sujeira das trilhas.
Os sistemas da Sram XX1 e X01, são caríssimos, até mesmo para os gringos, por isso o pinhão de 42 dentes é considerado a salvação para quem quer usar a relação 1x10, sem ter que vender a alma para isso!

Veja as fotos e, juntamente à elas, o texto que explica como realizar este simples trabalho mecânico, que traz uma grande mudança em sua bike.



Este é o pinhão de 42 dentes da OneUp Components.
- A peça custa 100 dólares.
- É vendida no site www.oneupcomponents.com
- Pesa 71 gramas. Um acréscimo de peso insignificante, se você pensar que vai ser retirado da bike: câmbio dianteiro, passador esquerdo, cabeamento, uma ou duas coroas e parafusos.




Esta bike já está com apenas uma coroa e usa um câmbio curto. O objetivo desta explicação é mostrar como é feita a montagem do pinhão de 42 dentes, para facilitar na hora de subir com a bike.





- Remova a roda traseira
- Desmonte o cassete
- Utilize ferramentas específicas para este trabalho: Park Tool SR-18 e FR-5 ou pergunte ao seu mecânico sobre ferramentas que têm esta mesma função.






- Retire o pinhão de 17 dentes, para dar espaço ao novo pinhão de 42 dentes.



- Guarde o pinhão de 17 dentes, pelo tempo necessário para serem realizados os seus primeiros rolês com a nova relação.





- Atenção: o alinhamento do cassete Shimano é diferente do cassete Sram. Observe na foto que setas indicam o posicionamento correto para cada um desses dois fabricantes.



- O cassete desmontado fica fácil para limpar. Aproveite para dar uma geral na peça. Use um desengordurante.



- Depois de limpar, monte o cassete.
- Passe um pouco de graxa no freehub.
- Muita atenção com a ordem dos pinhões.




- Após montar o cassete, utilize um torquímetro e a ferramenta Park Tool FR-5 (ou similar), para travar o conjunto.
- O torque que deve ser usado vem indicado no anel de trava do cassete. No caso do Shimano, o valor é 40 NM.




- Opa, já!? Isso mesmo!
- Seu cassete está montado com o pinhão de 42 dentes e sua roda pronta para o rolé!




- Roda na bike! É hora de regular o câmbio traseiro.



- Tenha muita atenção com a regulagem dos parafusos limitadores do câmbio traseiro, para que a corrente não caia e fique presa entre os raios e o cassete.
- Regule também o parafuso que de tensão do câmbio. É ele que afasta a roldana do câmbio do pinhão maior.




- Bike pronta para o rolé!
- Agora com o mega pinhão de 42 dentes para você subir com maior facilidade.
- 10 velocidades: (11-13-15-19-21-24-28-32-36-42)
- Diminuição de peso em relação a um grupo com 3 coroas: 367g
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