BRETAS VENCE #2 MONTANHAS RACE

Beatriz Ferragi foi a mulher mais rápida nas difíceis Especiais na Cantareira.


Texto: Marcos Freitas
Fotos: Rafael Cruz MTB Monte Verde/Montanhas Race Enduro (clique nas imagens para ampliar)

O Montanhas Race Enduro mais uma vez não decepcionou. Promoveu mais uma prova que dificilmente vai sair da cabeça de quem esteve em Mairiporã, na Grande São Paulo, nesse último fim de semana. Uma série que marca pelo nível de dificuldade técnica dos Estágios Especiais e também pelo clima de festa e amizade durante os eventos.


A região da Serra da Cantareira, onde rolou a competição, é um pico tradicional do mountain bike brasileiro. Trilhas que há muitos anos fazem parte do repertório de praticantes de downhill de todo o país.


"A prova do Montanhas Race reúne uma galera com estilo mais agressivo de pilotagem e ao mesmo tempo é um grupo descontraído. Quase todos migraram do DH para o Enduro atrás de uma nova experiência", explica o rider Douglas Santos de São Paulo.


Foram seis Estágios Especiais: Amém, Coruja e Saracura no sábado e New Vaca, DH 42 e Aranha no domingo, todos preparados pessoalmente pelo organizador Thiago Velardi.


"Estamos muito satisfeitos com o resultado e atingimos nosso principal objetivo que é proporcionar boas trilhas, das mais variadas e preparadas pensando na curtição dos pilotos. Ainda construímos novos percursos que ficarão de legado para os praticantes da região", avalia Velardi.


E a organização decidiu inovar na logística dessa segunda etapa de 2016 do Montanhas Race Enduro. Cada dia de competição teve uma base em regiões diferentes da Cantareira e ainda no sábado, um dos deslocamentos entre as Especiais foi feito por veículos motorizados. "Eu participei do Enduro Andes Pacífico neste ano no Chile e este tipo de resgate motorizado também foi utilizado, o que viabilizou atingirmos várias montanhas e muita trilha boa numa prova só, certamente uma iniciativa de vanguarda aqui no Brasil", conta o rider Márcio Berger.


Experiência vivida também pelo rider chileno Javier Stancic, que participou pela primeira vez de uma competição de enduro no Brasil. "As trilhas estavam muito boas, tanto na parte técnica quanto física, sempre procurando colocar os pilotos em situações onde tem que decidir em milésimos de segundo. Mountain bike de qualidade, bons pilotos e aquela coisa que os brasileiros tem da amizade. Uma prova para recomendar. Vamos ver se os chilenos começam a vir curtir as trilhas brasileiras", disse Javier.


O piloto e jornalista Luciano "KDra" Lancellotti, que mora na Serra do Cantareira e participou da competição, vem acompanhando de perto o enduro MTB no país e ressalta que o Montanhas Race representa a ponta do desenvolvimento da disciplina no Brasil. "Cada prova que acontece do Montanhas é a mais legal e a segunda mais bacana é a anterior. E o que me deixa mais feliz no enduro nacional é o fato de que nenhuma federação ou confederação estar tocando o dedo neste esporte, por isso está dando certo.", afirma KDra. 


O piloto André Bretas, de Governador Valadares/MG, venceu na categoria Pro. Ele fez o melhor tempo no Estágio Especial 2 no sábado e em todos do domingo. "Mais uma prova espetacular que a equipe do Montanhas Race organizou. Sem dúvida uma das melhores provas de enduro que já houve no Brasil até hoje. Eu não medi esforços para viajar quase mil quilômetros para participar dessa competição. Voltei muito satisfeito com as trilhas e com a organização da prova. É muito gratificante ver o Thiago Velardi crescendo. Acredito que muito em breve a gente vai ver o Montanhas Race Enduro com um parceiro forte e dando ainda mais força para os eventos", comemorou Bretas.


Apenas duas mulheres participaram da competição, mas isso não tirou a grandeza da vitória de Beatriz Ferragi, que foi firme nas palavras: "Estivemos diante de especiais muito longas dignas de provas de downhill, no estilo dos campeonatos estrangeiros, (sem esquecer que andamos em duas das melhores pistas de downhill do Brasil durante a prova - Saracura e Coruja). Eu estou fortemente acometida por uma gripe. Busquei modular minha pouca energia para tentar garantir a vitória. Essa prova não é pra qualquer atleta, só veio participar quem tem coragem e técnica de verdade. Exige técnica de downhill. Quantas mulheres descem o Saracura com bike de downhill com seguança? Imagina agora com uma bicicleta de enduro, shock a ar, 150mm de curso na frente, single crown? Que menina tem braços e pernas pra aguentar isso?"


A liderança do campeonato continua com Leonardo Mattioli, de Belo Horizonte/MG. O piloto venceu a primeira prova do ano em Morungaba/SP e ficou em segundo lugar nessa etapa de Mairiporã.


"Sempre tive vontade de conhecer as trilhas da Serra da Cantareira e o famoso Saracura. Mais uma vez a organização do Montanhas valorizou os pilotos e nos proporcionou uma corrida de enduro como deve ser. Especiais técnicas, longas e muito divertidas de andar. Fico muito feliz por estar na liderança do campeonato e vamos para as próximas etapas com força total!", disse animado, Mattioli.


A próxima etapa do Montanhas Race Enduro será em Jambeiro/SP, nos dias 13 e 14 de agosto.

Confira os resultados completos da prova











Compartilhe no Google+

Sobre All Mountain Bike

As principais notícias sobre mountain bike, reunidas em uma única página. Vídeos, lançamentos, dicas, competições e muito mais!
    Comente na Página
    Comente no Facebook