EWS SAMÖENS | A VITÓRIA DO FUTURO NO ENDURO

Richie Rude e Tracy Moseley vencem o Round 4 do Enduro World Series.


Texto: Marcos Freitas
Fotos: Sven Martin, Lee Trumpore, Dave Trumpore, Matt Wragg, Quentin Chevat, EWS.

É a primeira vez que Richie Rude (Yeti/Fox) vence uma etapa do Enduro World Series. Com apenas 20 anos, o jovem piloto dos Estados Unidos fez uma prova consistente, apesar de não ter conseguido chegar em primeiro em nenhum dos estágios especiais e de ter sofrido quedas em quase todos esses trechos cronometrados em Samöens, na França. Ele ficou à frente de dois monstros do mountain bike que juntos somam 13 títulos mundiais de downhill, Nicolas Vouilloz e Fabien Barel. Em 1998, quando Richie tinha 3 anos, Barel conquistava seu primeiro título na Copa do Mundo de DH na categoria júnior e Vouilloz na principal.


Este é um momento importante para o enduro, pois Richie, juntamente com Martin Maes e Florian Nicolai, representam uma nova geração que já está chegando na ponta desta disciplina e são, sem dúvida, o futuro do enduro. Eles certamente poderiam correr provas da Copa do Mundo de DH, no entanto, este é o lugar que escolheram ficar e competir. Richie é o primeiro vencedor de um grupo crescente de jovens pilotos extremamente talentosos que se firmam enduro. Um fato essencial para a consolidação do enduro como uma das principais competições do mountain bike mundial.


O francês Nicolas Vouilloz (Lapierre Gravity Republic) ficou apenas 6s atrás de Richie, amargando uma segunda posição por causa de problemas mecânicos. Nicolas bateu forte com o pedivela e o quadro em uma pedra, ao sair de um corner a toda velocidade.


Tanto o pedivela como as coroas ficaram muito empenados. O também francês Fabien Barel (Canyon) fez uma ótima corrida e ficou com o terceiro lugar, chegando 14s atrás de Vouilloz.


Tracy Moseley (Trek) dominou a prova entre as mulheres. Venceu três estágios especiais e na segunda posição em dois. A inglesa abriu uma larga diferença de 1m40s para a francesa Cécile Ravanel (Commençal Vallnord) que ficou com o segundo lugar em Samöens.


Tracy correu sem a sua principal oponente, Anne-Caroline Chausson, que participou somente do primeiro estágio especial no sábado e teve que abandonar a prova porque não estava se sentindo bem.

Vídeo com um minuto de highlights




Pódio Homens

1. Richie Rude
2. Nicolas Vouilloz
3. Fabien Barel


Pódio Mulheres

1. Tracy Moseley
2. Cecile Ravanel
3. Anneke Beerten


Classificação final por categoria




Classificação final de todos os pilotos por melhor tempo

Compartilhe no Google+

Sobre All Mountain Bike

As principais notícias sobre mountain bike, reunidas em uma única página. Vídeos, lançamentos, dicas, competições e muito mais!
    Comente na Página
    Comente no Facebook