XTERRA ESTRÉIA ENDURO MTB

Enduro é a novidade no maior evento de esportes outdoor do planeta.

Yuri Bogner (GT Bicycles Brasil) acompanha o crescimento do Enduro MTB no Brasil. Foto: Eduardo Prates

Por Marcos Freitas

O Enduro Mountain Bike está numa trajetória de crescimento no Brasil. A mais recente prova disso é a inclusão de mais um campeonato no circuito nacional. O nome tem peso e já é famoso entre os praticantes de esportes na natureza, o XTERRA. A ligação dessa febre mundial que deu uma nova força ao MTB com o XTERRA é grande e tem a ver com a vontade de viajar, curtir lugares incríveis com amigos e apreciar belas paisagens.



A estréia da modalidade está marcada para a etapa de Paraty (RJ), nos dias 4 e 5 de junho. Vão ser quatro especiais, sendo que na última, a organização reserva uma surpresa extra aos endureiros.

Juliano Florence e amigos treinando forte para o XTERRA Enduro. Foto: Eduardo Prates

A fim de viabilizar e trazer todo o certificado técnico para a prova , o XTERRA trouxe Felipe Pimpão para supervisionar percurso e regras a serem seguidas, com o objetivo de entregar aos inscritos um trajeto 100% Enduro.


Felipe Pimpão - Supervisão da prova de Enduro do XTERRA.

As roupas largas, os tombos e a injeção de energia serão constantes na temporada 2016 do XTERRA Brazil. Considerado, por muitos, o futuro do mountain bike, o Enduro terá etapas em Paraty (4 e 5 de junho), Ilhabela (27 e 28 de agosto) e Estrada Real (24 e 25 de setembro).

Leandro Faria no Training Day XTERRA. Foto: Eduardo Prates

A iniciativa do XTERRA Brazil já repercutiu entre os principais endureiros do Brasil. No último fim de semana, mais de 80 atletas se reuniram, em Minas Gerais e São Paulo, para os treinamentos oficiais da competição. "Os atletas/pilotos se divertiram muito nos treinos e mostraram que estão preparados para a etapa de Paraty. Na minha opinião, os XTD's Enduro resgatam, de forma clássica, o verdadeiro espírito do MTB, conseguindo unir a descontração e divertimento inerentes à modalidade. Esperamos uma prova com grande nível técnico e que nos desafie fisicamente", disse Yuri Bogner, que comandou a sessão de treinamentos na Serra da Cantareira, em São Paulo.

Treino XTERRA na Serra da Cantareira sob o comando de Yuri Bogner. Foto: Eduardo Prates


O piloto da GT Bicycles Brasil tem grande experiância em competições internacionais e acredita no crescimento do Enduro no país com o surgimento de novos eventos da modalidade. "Aprendemos um pouco em provas internacionais que o enduro exige máximo comprometimento da organização por ser uma prova complexa, as provas de Enduro no Brasil estão bem empenhados neste sentido, e o XTERRA veio para somar com o pioneiro Montanhas Race Enduro e o Brasil Enduro Series, deixemos as bikes rolar para ver quem consegue oferecer a melhor prova", analisa Yuri.

Isabella Ribeiro na etapa argentina do Enduro World Series, o mundial de Enduro MTB.

Figurinha carimbada em etapas do XTERRA Brazil, Isabella Ribeiro também mostrou bastante empolgação com a chegada do Enduro ao festival. Embaixadora do XTERRA Enduro, ele projeta um percurso divertido e técnico ao mesmo tempo.

“O Enduro é uma modalidade do mtb bem recente no Brasil, eu comecei a praticar no ano passado e estou adorando, pois as provas são bem divertidas e exige do “ biker ” muita técnica e bom preparo físico. Fazer uma prova desta no cenário de Paraty e com a organização do XTERRA vai ser show”, afirmou.

O XTERRA Enduro contará com outras presenças importantíssimas. Confirmado para a etapa de Paraty, Guilherme Renke, forte divulgador da modalidade no Brasil, aparece como um dos principais destaques. Recentemente, ele conquistou o 5º lugar no mundial de Enduro, realizado na cidade de Bariloche, Argentina. Entre outros nomes já confirmados estão: Thiago Boaretto, Ronny Renke e Thiago Velardi. Também estarão na prova outros atletas da Specialized, que recentemente fechou parceria com o XTERRA e fornecerá sua infraestrutura nas três etapas.

Thiago Boaretto e os participantes do treino XTERRA no Trilhas da Serra Bike Park.

O piloto de Enduro da Specialized Thiago Boaretto comemorou o resultado do treino: "Mais de 35 Endureiros participaram do Treining Day XTERRA no Trilhas da Serra Bike Park, em Santa Luzia/MG. Atingimos o objetivo de proporcionar  um bom treino de enduro com  ótima atmosfera de amizade e companheirismo entre os participantes. Diversas trilhas estiveram a disposição para iniciantes e até mesmo para profissionais. Independente do nível,  todos desfrutaram do melhor que o local pode oferecer".

Thiago Boaretto (Specialized Brasil) fortalecendo o Enduro nas Minas Gerais. Foto: Carlos Ribeiro

Thiago vem fazendo um importante trabalho de divulgação e promoção do enduro em Minas Gerais. Nos dias 18 e 19 de junho ele comandará a inauguração oficial do Trilhas da Serra Bike Park. "Diversas atrações farão parte dessa inauguração que será um marco para o mountain bike mineiro, atrações diferenciadas como Enduro, Air Downhill, Best Whip, pump track, caixa de espuma e Slop Style serão algumas das opções para o público que irá desfrutar de ambientes lounge, banda ao vivo, stand up paddle, restaurante e interação direta com os atletas", anuncia Boaretto.

Foto: Eduardo Prates

As inscrições para o XTERRA Enduro podem ser feitas pelo site www.xterrabrasil.com.br.

Compartilhe no Google+

Sobre All Mountain Bike

As principais notícias sobre mountain bike, reunidas em uma única página. Vídeos, lançamentos, dicas, competições e muito mais!
    Comente na Página
    Comente no Facebook