BRETAS É CAMPEÃO BES 2015

Bernardo Cruz e Bárbara Jechow venceram a última prova do ano do Brasil Enduro Series em Itaipava, distrito de Petrópolis/RJ.


Texto: Marcos Freitas com informações ZDL Comunicação
Fotos: Ximiti / Jonatha Jünge / BES

Os mineiros André Bretas e Raquel Couto (Keka) são os campeões do Brasil Enduro Series 2015. Bretas de Governador Valadares e Keka de Nova Lima, conseguiram manter boas pontuações durante as três etapas da série e mesmo vencendo apenas uma prova, Keka em Nova Lima e Bretas em Urubici/SC, garantiram o título desta temporada do BES.

André passou por uma fase difícil, após sofrer um acidente há dois anos em Whistler, Canadá. Pensou até em abandonar o esporte. "É muito gratificante voltar ao MTB com uma conquista tão importante como essa do Brasil Enduro Series. É um momento maravilhoso da minha vida. Fui pai há quase um mês, então tem um sabor ainda mais especial. Acho que a minha filha Maria Clara me trouxe mais sorte. Vou voltar muito feliz à minha terra natal", disse emocionado André Bretas. 


A belíssima foto de Jonatha Jünge expressa bem a alegria do mountain bike de Raquel Couto, que acumula muitos quilômetros e vitórias ao longo dos anos de dedicação ao esporte. Keka agora tem mais um motivo para sorrir após conquistar o título inédito em sua carreira. A mineira é uma incentivadora da participação das mulheres no mountain bike, promove passeios com as riders pelas trilhas de Nova Lima e se firma cada vez mais como um exemplo de amor ao MTB.



O domínio dos pilotos mineiros também ficou marcado nesta etapa final de Itaipava, distrito de Petrópolis/RJ. Bernardo Cruz foi o piloto mais rápido da prova e Bárbara Jechow somou o melhor tempo na categoria feminina. O casal Cruz e Jechow se dedica mais ao downhill, inclusive participando de provas internacionais da disciplina, o que sem dúvida faz dos pilotos adversários fortíssimos nas provas de enduro.

"Sinceramente foi uma das corridas que mais tive medo ao ver meu resultado, porque os cinco primeiros estavam andando muito. Foi a prova de Enduro mais competitiva até hoje na história do País. Não esperava a vitória. Pensava sim que ficaria entre os cinco primeiros, porque meu foco estava mais em divertimento, por eu não brigar pelo título da temporada. A organização é impecável, só sugiro fazerem um prólogo no centro das cidades para apresentar melhor a modalidade. Alguns falaram que foi pouco técnica a etapa, mas na verdade foi sim bastante, porque tinha a técnica da frenagem para acertar as curvas e sair com mais velocidade, o que não é algo fácil", avaliou Bernardo Cruz.


"Estou muito feliz e agradeço todos que me ajudaram a chegar aqui. Foi uma superação grande demais ter ganhado essa etapa. Passo muita dificuldade nos deslocamentos, sem contar que quebrei a clavícula há três meses e meus ombros doíam muito nas horas de empurrar a bike. A pista privilegiava muito os atletas velozes, com vários trechos de pedal que rendiam. Não tenho explicação para dizer como me sinto. Estou muito feliz e espero em 2016 disputar todas as etapas", disse Babi Jechow.



Campeão do BES 2014, Nata Giacomozzi ficou com o vice-campeonato nesta temporada: "A pista no fim não deu diferença para os atletas, independente do estilo de cada um. Pouco mais de 15 segundos separaram os seis primeiros, ou seja, foi definido nos mínimos detalhes. Não era um estilo de traçado que favorecia a minha pilotagem e pequenos errinhos fizeram a diferença. Não consegui o título, mas estou feliz com o vice no geral. Quero focar em ser o campeão novamente. A variação de pistas será o diferencial para mim, porque tenho vantagem no downhill. Vou me dedicar no físico e treinar cada vez mais, porque o nível só está aumentando".


Natural de Petrópolis, Diego Knob fez uma boa temporada na categoria Pro, ele destacou a importância da competição para sua cidade: "O Vale das Videiras está começando a desenvolver a cultura do Enduro MTB. Não existia cena do Enduro antes da vinda do Galpão Caipira para cá e também agora com a realização do BES. Há tantos locais para a prática da modalidade em Petrópolis, que acabávamos não vindo para cá. A estrutura é boa, com trilhas bacanas que podem ser boas para os pilotos da elite e também para os iniciantes. Só fortalece nosso esporte aqui e fico feliz por isso. Fico relativamente feliz, porque o resultado foi apertado e todos andaram forte, de igual para igual".


Na categoria Expert, Henrique Lage foi o vencedor em Itaipava e Maurício Bernardi conquistou o primeiro lugar na temporada: "Comecei a andar de bike após um amigo, Benjamin, me vender uma bike e dizer que a condição era eu competir no BES. Em 2014 fui vice-campeão amador e agora consegui a consagração ao vencer na expert. Me esforcei muito, sou campeão brasileiro na categoria e estou muito feliz por ter vencido todas as barreiras e chegar até aqui", disse Bernardi.


Foto do pódio da categoria Pro. Da esquerda para direita: Nata Giacomozzi, André Bretas, Bernardo Cruz, Diego Knob e Leonardo Matiolli.

Campeões da etapa de Itaipava, Petrópolis/RJ

Pro:

1-Bernardo Cruz - 8min01
2-André Bretas - 8min07
3-Diego Knob - 8min17
4-Nataniel Giacomozzi - 8min18 
5-Leonardo Mattioli - 8min19

Expert:
1-Henrique Lage - 8min40
2-Maurício Bernardi - 9min04
3-Pedro Ernesto - 9min05

Feminino:
1-Bárbara Jechow - 10min22
2-Joana Hornestam - 10min43
3-Raquel Couto - 10min58

Master 1:
1-Yuri Bogner - 8min35
2-Cauê Weiss - 8min37
3-Christian Wagner - 8min40 

Master 2:
1-Leandro Mendonça - 8min37
2-Andre Melo de Matos - 8min40
3-Cleber Cagiano - 8min43

Master 3:
1-Hélio Nassaralla - 9min11
2-Caio Salerno - 9min12
3-Maurício Maciel - 9min14

Sênior:
1-Robert Marent - 9min43
2-Cristiano Reis - 10min20
3-Walther Cardoso - 10min50

Amador:
1-Christian Ferreira - 8min51
2-André Schuenck - 9min31
3-Rodolfo Tomé - 9min32

Classificação geral da Pro:

1-André Bretas - 1.460 pontos (360 +600 + 500)
2-Nataniel Giacomozzi - 1.200 (420 + 420 + 360)
3-Diego Knob - 1.160 pontos (240 + 500 + 420)
4-Thiago Boaretto - 1.120 pontos (600 + 260 + 260)
5-Leonardo Mattioli - 800 pontos (500 + 0 + 300)

Campeões demais categorias:

Expert: Mauricio Bernardi
Feminino: Raquel Couto
Amador: Christian Ferreira
Master 1: Yuri Bogner
Master 2: André Melo
Master 3: Hélio Nassaralla
Sênior: Robert Marent
Compartilhe no Google+

Sobre All Mountain Bike

As principais notícias sobre mountain bike, reunidas em uma única página. Vídeos, lançamentos, dicas, competições e muito mais!
    Comente na Página
    Comente no Facebook