TESTE | PNEUS SPECIALIZED 6FATTIE 650B+

Thiago Boaretto testou os pneus 6Fattie e fez uma análise detalhada dos 650b+.



O Atleta de Enduro da Specialized, Thiago Boaretto, vem usando os novos pneus Ground Control 6Fattie e faz comentários positivos sobre a experiência 650b+. 

A primeira impressão marcante da minha Specialized Enduro com os novos Ground Control 6 Fattie é o visual, pois  imediatamente nos remete ao modelo da marca, a Fatboy. As rodas se destacam, mas de “Fat” essa bike não tem nada! Com esse set up instalado , toda a bicicleta pesou 13,2 kg. Os pneus 6Fattie, diferentemente de outros pneus mais largos que já utilizei, têm um perfil mais alto, e conseguem “unificar” de maneira equilibrada alguns benefícios das rodas 29 e 650b.  

Por carta, a Specialized solicitou que os pneus 6Fattie fossem testados ao máximo: “Ride and Test the hell out of these tires”. Acompanhe Thiago  Boaretto detonando durante os testes no vídeo abaixo e em seguida leia a análise do piloto sobre os pneus 6Fattie.


Tração

A tração do novo Ground Control 6Fattie sem dúvida é um dos pontos mais relevantes desse pneu. Seguramente você passará “dando risada” aquele trecho íngreme, em que normalmente a bicicleta “patina” e lhe obriga a pôr o pé no chão.   

Downhill

Outro ponto fortíssimo dos 6Fattie são as descidas. A combinação da absorção maior de impactos com a aderência (grip) de solo diferenciada possibilita “soltar os freios” com confiança e descer mais rápido. 


Rolagem

A primeira impressão ao ver a bike é que ela  irá “segurar” excessivamente a velocidade. Mas a verdade é que, com o pneu bem calibrado, ela proporciona uma ótima rolagem, pois o diâmetro total das rodas com os pneus se assemelha ao de uma bike aro 29. A largura de três polegadas requer um esforço extra para manter a bicicleta em velocidade constante durante as retas, mas sem dúvida é possível percorrer longas distâncias com esse “pneuzão”.

Curvas

Inicialmente, senti lentidão nas respostas da bike em geral, e isso me incomodava muito na entrada e saída das curvas. Porém, testando diversas regulagens de amortecedores e pneus, foi possível encontrar um equilíbrio para boa aderência  (grip) nas curvas e para retomadas de velocidade.  

Por mais “cheio” que os pneus estivessem,  tinha a sensação de que estavam  “dobrando”  nas curvas mais fortes. Quando percebi que esse era o funcionamento normal dele, andei mais confiante e pude elevar os testes a outro nível.  


Frenagem

O pneu mais largo tem maior contato com o solo, o que melhora o desempenho da tração e, consequentemente, a frenagem da bicicleta.  Contudo, a “força G” adquirida pela bicicleta nas descidas, aliada ao peso extra diretamente ligado às extremidades da rodas, obriga os atletas mais extremos a optar por discos maiores  (200mm). Baixar a pressão do pneu seria outra alternativa, mas isso prejudicaria o desempenho do atleta.

Conforto

O conforto extra proporcionado por essa configuração é outro ponto interessante. Os pneus mais altos permitem pedalar com maior precisão em terrenos hostis para os pneus normais,  como solo arenoso, cascalho solto e até mesmo terreno liso. Como os ângulos de ataque das 650b+ se assemelham aos da 29, pode-se contar com um conforto “extra” desta nova experiência no pedal e na pilotagem. Os pneus ainda proporcionam melhor absorção dos impactos no solo e nos saltos. Com os pneus mais altos, a bike ganha alguns milímetros de curso no amortecimento, praticamente ignorando certos obstáculos.


Conclusão

Os novos Ground Control 6Fattie têm muitos pontos positivos e foram muito bem nos testes, principalmente nas partes extremas. Resumidamente, eles proporcionam mais conforto e segurança aos bikers. Permitem maior velocidade e segurança nos trechos tecnicamente mais difíceis. Sua essência está voltada para o  all mountain extremo,  um perfil para quem gosta de fazer expedições em montanhas e andar em trilhas de difícil acesso.  Um verdadeiro brinquedo de gente grande.​
Compartilhe no Google+

Sobre All Mountain Bike

As principais notícias sobre mountain bike, reunidas em uma única página. Vídeos, lançamentos, dicas, competições e muito mais!
    Comente na Página
    Comente no Facebook